Motor fundido, o que significa?

Foto de wallyir

A palavra fundido deriva de fusão, momento em que algo sólido se transforma em algo líquido, geralmente por ocasião de intenso calor. Essa palavra é muito útil para usinas siderúrgicas que precisam liquefazer (derreter) o metal para formar peças de automóveis por exemplo. Como é possível perceber, nesse processo a usina superaquece o metal ao ponto de fusão, conduz sua resultante a um molde formado por material mais resistente que o metal, depois o resfria dando forma à peça. Porém depois que o motor está pronto e em funcionamento, a palavra fusão não é mais esperada, muito pelo contrário, é extremamente evitada, pois exatamente como uma peça é formada no resfriamento do metal liquefeito, a resultante de um motor que atingiu seu ponto de fusão e depois esfriou é o colapso seguido de um travamento geral. A um motor que atingiu tal ponto de travamento dá-se o popular nome de “motor fundido”. Os dois principais fatores que evitam esse travamento é a perfeita manutenção do óleo lubrificante e líquido de arrefecimento (composto químico ou água), onde o primeiro protege as peças do contato metal & metal e o segundo retira o calor do motor, evitando assim o superaquecimento.

Motor fundido é aquele que já não funciona mais por estar em estado de travamento. Muitas vezes, pode ser, inclusive, necessário comprar um motor novo.

Quando ocorre a fundição do motor, as peças que o compõem se chocam, impedindo que desempenhem sua função.

Apesar de não ser tão simples chegar a esse ponto, a fundição do motor pode ser uma surpresa para o condutor.

Por essa razão, é muito importante estar atento aos sinais que o veículo pode apresentar, pois ele apresentará.

(Doutor Multas)

Se por algum motivo a manutenção do óleo refrigerante e líquido de arrefecimento forem ignoradas, a perfeita configuração do óleo será comprometida, reduzindo sua viscosidade por ação da temperatura, permitindo as peças tocarem-se em alta velocidade. Somado a isso a escassez do líquido de arrefecimento conduzirá menos calor para fora do motor, proporcionando aumento de temperatura. Nesse momento o motor atingir-se-á altas temperaturas ao ponto de iniciar a liquefação do metal, reduzindo sua ductilidade (resistência), resultando em deformação plástica, seguida de rompimento de partes, levando ao colapso. O site “Carro de Garagem” descreve muito bem essa narrativa.

Muitos proprietários de veículos só se preocupam em utilizá-los e esquecem de dar assistência. Assim, podem surgir diversos problemas e, na pior das hipóteses, a fusão do motor.

Uma das principais causas desse problema está relacionado ao óleo. Se houver sujeira no óleo, o óleo estiver adulterado, a bomba de óleo estiver estragada ou o nível de óleo estiver baixo, há grandes chances do motor fundir.

Isso acontece porque é o óleo que lubrifica o motor e impede que este esquente demais. Caso o veículo fique rodando sem óleo ou num nível muito baixo, o motor pode superaquecer e fundir.

Problemas no sistema de arrefecimento também podem causar fusão do motor já que ele é responsável por manter o motor refrigerado. Por isso, sempre é bom deixar o carro com a manutenção em dia e realizar a troca de óleo com frequência.

(Carro de Garagem)

Fonte:

Carro de garagem. POR QUE OS MOTORES FUNDEM? Disponível em: <https://www.carrodegaragem.com/porque-motores-fundem/>. Acesso em: 11 mar 2020.

Doutro Multas. Por Que o Motor Funde: DESCUBRA O MOTIVO E SAIBA O QUE FAZER PARA EVITAR O PROBLEMA. Disponível em: <https://doutormultas.com.br/motor-funde/>. Acesso em: 11 mar 2020.