Problemas mais comuns no VoIP

Este descritivo tem por objetivo descrever os erros mais comuns ocorridos no VoIP (Voz sobre IP), tratar suas conseqüências e definir algumas correções possíveis. Artigo incentivado por pedidos dos leitores.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

LIGAÇÃO: UM DOS LADOS NÃO ESCUTA.

ORIGINADOR não escuta e o DESTINATARIO escuta:

Quando o originador efetua uma ligação, o destinatário atende e o originador não escuta, mas o destinatário escuta significa que a mídia (voz em pacotes de dados) está saindo da rede do originador e chegando perfeitamente na rede do destinatário. Porem a resposta, isto é, a mídia vinda do destinatário para o originador de alguma forma não está chegando na rede do originador.

Problema:

  • Geralmente acontece quando o originador não está com o OutboundProxy configurado ou existe um bloqueio no Firewall.

Solução:

  • Configurar o OutboundProxy com o domínio ou o IP da Plataforma VoIP e definir o Use OutboundProxy = Yes;
  • Se este procedimento não funcionar a característica é de firewall bloqueando portas, podendo ser tanto o firewall do originador não aceitando pacotes entrando por aquela porta bloqueada ou firewall do destinatário bloqueando pacotes saindo por aquela porta. Mais comum ser o firewall do originador.

ORIGINADOR escuta e o DESTINATARIO não escuta:

Quando o originador efetua uma ligação, o destinatário atende e não escuta, mas o originador escuta, significa que a mídia não está saindo da rede do originador ou não está chegando perfeitamente na rede do destinatário. Porem a resposta, isto é, a mídia vindo do destinatário para o originador está chegando na rede do originador.

Problema:

  • Geralmente acontece quando o firewall do destinatário está liberando para entrada a porta 5060 UDP, responsável pela autenticação e pelo Ring. Portanto o firewall deve estar bloqueando as portas de comunicação (da mídia).

Solução:

  • Solicitar ao administrador do firewall liberar as portas entre 1024 e 56535 UDP para repasse (FORWARD) e não entrada (INPUT). Não adianta liberar somente a porta de comunicação do ATA ou do Softphone pois esta é a porta para quando o mesmo liga, porem quando recebe as portas são renegociadas e podem variar.

Tanto ORIGINADOR quanto DESTINATARIO não escutam:

Quando o originador efetua uma ligação, o destinatário atende e nenhum dos dois escutam pode significar que a mídia não está saindo e nem chegando na rede do originador e do destinatário. Pode significar também que a negociação da mídia não foi bem sucedida e os codecs estabelecidos não são compatíveis.

Problemas:

  • Pode ser que os codecs estabelecido não foram compatíveis;
  • Pode ser que ambas as redes possuam firewall e as portas estão bloqueadas.

Solução:

  • Analisar tanto no ATA ou Softphone do originador quanto do destinatário quais os codecs estão habilitados; verificar também a opção Only Codec=Yes (somente este Codec), neste caso ele deve estar Only Codec=No.
  • Se não funcionar, solicitar ao administrador do firewall liberar as portas entre 1024 e 56535 UDP para repasse (FORWARD) e não entrada (INPUT).

AUTENTICACAO: O ATA OU O SOFTPHONE NÃO AUTENTICAM.

Quando o ATA ou o Softphone é configurado com todas as informações SIP básicas como: Username, Authentication User, Password, SIPProxy, OutboundProxy e mesmo assim o sistema não autentica.

Problemas:

  • A rede não está com acesso a internet;
  • Username ou Authentication User ou Password ou todos estão incorretos;
  • O SIPProxy está configurado com o domínio da Operadora porem o DNS Server não está configurado no ATA;
  • O firewall está bloqueando as portas 5060 UDP tanto para saída quanto para entrada;
  • O modem ADSL ou o roteador estão DROPANDO (corrompendo, deformando) os pacotes de autenticação;
  • Existe um problema de rotas entre o servidor SIP e o ATA ou Softphone;
  • O provedor do link de internet está bloqueando ou despriorizando (diminuindo a prioridade) dos pacotes de VoIP;

Soluções:

  • Verifique se a rede está com acesso a internet realizando testes de PING:

Abra o prompt do em um computador que esteja na mesma rede do ATA ou Softphone e execute o seguinte comando:
ping sip.operadora.com.br
ou
ping IP da Operadora
exemplo:
ping 200.225.197.37
A resposta esperada é: Resposta de “IP de Destino” bytes=32 tempo=55ms TTL=55

Se outra resposta como timeout ou rede inacessível aparecer realmente existe um problema na rede;

  • Verificar o usuário, a senha e o SIPProxy;
  • Verificar se o IP do DNS esta configurado no campo DNS Server ou algo parecido no ATA ou no Sofphone. Verificar também se o Use DNS Server está configurado para Yes;
  • Verificar se o firewall está bloqueando a porta 5060 UDP. Se estiver ele também estará bloqueando a porta de comunicação então será necessário solicitar ao administrador do firewall liberar as portas entre 1024 e 56535 UDP para repasse(FORWARD) e não entrada(INPUT);
  • Verificar se o modem ADSL ou o roteador estão DROPANDO os pacotes de autenticação. Neste caso é muito importante executar uma atualização do firmware do mesmo;
  • Verificar se não existe nenhum problema na rota entre o ATA ou Sofphone e o Servidor SIP realizando o seguinte teste de TRACERT:

Abra o prompt do em um computador que esteja na mesma rede do ATA ou Softphone e execute o seguinte comando:
tracert sip.operadora.com.br
ou
tracert IP da Operadora
exemplo:
tracert 200.225.197.37
A resposta esperada é:

A resposta deve possui todas as latências, medida em mili-segundos(ms), entre 0 e 100ms para ser ótima.
Se a latência for entre 100 e 200ms a qualidade é boa.
Se a latência for superior a 200ms a qualidade não é boa.
Se no local da latência aparecer um asterisco(*) suspeitamos de congestionamento no roteador responsável por aquela rota. O nome e o IP do mesmo estão descritos na ultima coluna.

OBS: neste exemplo acima temos o salto numero 3 com três asteriscos, mas como todos os tempos até o destino estão ótimos, suspeitamos que o roteador responsável pelo salto 3 não responde a PING (bloqueado pelo administrador). Neste caso não encontramos problemas…!

  • Se de todos os testes executados não obtivemos a solução pode ser que o provedor do link de internet esteja bloqueando ou despriorizando pacotes de VoIP. Neste caso cabe ao engenheiro responsável pela Plataforma realizar uma denuncia a ANATEL;

LIGACOES: O ATA OU SOFTPHONE NÃO ORIGINA OU NÃO RECEBE LIGACOES

ATA OU SOFTPHONE FAZ LIGACAO MAS NÃO RECEBE.

Quando um ATA ou SOFTPHONE realiza uma ligação mas não recebe, significa que as configurações de redes estão corretas, que as ligações originadas estão saindo corretamente porem algo esta barrando a entrada da ligação vinda do mundo externo.

Problemas:

  • Geralmente isto acontece quando o originador não está com o OutboundProxy configurado;
  • O firewall está bloqueando as portas 5060 e porta de comunicação(conversação) UDP para entrada;

Soluções:

  • Configurar o OutBoundProxy com o domínio do SIPProxy.
    • Use Outbound Proxy = yes
    • Outbound Proxy = sip.operadora.com.Br
  • Nas configurações avançadas (advanced) e configurações de SIP do ATA ou SOFTPHONE, definir o tempo de expiração da autenticação para 60 segundos:
    • Session Expiration [0=disable, 10 – 1800 s] = 60
    • Register Expires = 60
    • TTL (Registration interval) [10 – 7200 s] = 60
  • Nas configurações avançadas(advanced) definir o keep alive(pacote de vida) para yes:
    • NAT Keep Alive Enable = yes
  • Atualizar a versão do ATA ou SOFTPHONE pode muitas vezes resolver problemas como estes.

LIGACOES: DEMORA NAS LIGAÇÕES

A LIGAÇÃO DEMORA PARA COMEÇAR A CHAMAR.

O tempo ocorrido entre a discagem e o atendimento do destino é chamado de PDD (Post Dial Delay).

Problema:

  • O alto PDD é ocasionado pelas rotas das terminadoras. Imagine que um Provedor A compre por exemplo do Provedor B, que compre da empresa X, que compre da empresa Y, que compre da empresa Z, que compre da Operadora final… todo esse processo de encaminhamento das chamadas pode provocar aumento no PDD… Então resumindo o aumento do PDD é problema da terminação.

Uma terminação baseada em Link E1 ISDN possui um PDD baixíssimo, entre 1 e 3 segundo no máximo. Já uma terminação baseada em GSM possui um PDD bem maior devido aos equipamentos de entroncamento. Outro caso são as terminadoras internacionais que por sua distância geométrica o atraso se torna ainda maior, existem casos de até 20 segundos para começar a chamar de verdade.

Solução:

  • Trocar a terminadora para solucionar o problema imediatamente e entrar em contato para reclamar posteriormente.