ESAJ atualizou e o Perito não consegue mais logar no site to TJSP

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) promoveu recentemente uma atualização no sistema ESAJ, que passou a operar em uma nova versão com layout reformulado. Entretanto, após essa atualização, têm sido relatadas dificuldades por parte de alguns Peritos Judiciais no momento de realizar o login, ou seja, ao tentarem acessar o sistema ESAJ.

O problema relatado refere-se especificamente à falha de autenticação, em que o sistema retorna a seguinte mensagem de erro:

“Não foi possível encontrar a página deste esaj.tjsp.jus.br”.

Tal situação tem gerado entraves práticos no cumprimento de prazos e no regular desempenho das funções periciais, razão pela qual merece atenção e esclarecimento.

ABERTO CHAMADO NO SUPORTE DO TJSP

Diante do problema relatado, o Perito Judicial procedeu corretamente à abertura de chamado junto ao sítio oficial de suporte do TJSP. Em resposta, foram apresentadas algumas orientações técnicas preliminares, destinadas a tentar restabelecer o acesso ao sistema ESAJ e contornar a falha de autenticação.

Problema: Não consigo realizar assinatura com meu certificado digital. O que fazer?

Para erros como:

  • CERT.CLTXX (o código varia de acordo com o tipo e marca do token);
  • Conjunto de chaves;
  • Falha na identificação do token.

Siga o procedimento abaixo:

  1. Confirmar se o software do Certificado Digital está instalado corretamente no computador.
  2. Verificar se o dispositivo está conectado na porta USB corretamente.
  3. Checar na Administração do Token se o Certificado está com o statusOperacional.
  4. Confirmar a validade do certificado digital.
  5. Verificar se o plugin “WEB SIGNER” está instalado e habilitado no navegador.

image.pngNota: Veja neste artigo um passo a passo detalhado para realizar essas verificações.

Como verificar se o certificado digital está Operacional e Válido?

Certificado Operacional:

1. Na barra de pesquisas ao lado do Menu Iniciar, digite: Administração de Token.

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2. No Utilitário de Administração de Token, verifique se o cartão está identificado com o Status do tokenOperacional.

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 Atenção Se o seu computador não possuir o software de Administração de Token, entre em contato com o suporte responsável pela emissão do seu certificado digital.

Certificado Válido:

1. Pressione as teclasWindows + R.

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2. Na janela “Executar”, digite: certmgr.msc e clique em OK.

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3Na janela aberta, clique em Pasta Pessoal > Certificados. Verifique se contém apenas o certificado válido do advogado.

4. Na pasta [certificados – Usuário Atual\Pessoal]:

  • Selecione a pasta Pessoal.
  • No lado direito, clique duas vezes em Certificados para abrir.
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5. Deve haver apenas 1 (um) certificado com as informações:

  • Nome
  • Emissor
  • Data de validade
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✎ Observação Se a data de validade do certificado estiver expirada, é necessário entrar em contato com a empresa emissora do cartão.
 Atenção Caso o computador não possua o software de Administração de Token, contate o suporte responsável pela emissão do certificado digital.

6. Se houver mais de um certificado na Pasta Pessoal > Certificados, sugerimos mover o certificado inválido para Pessoas Confiáveis:

  • Clique com o botão direito no certificado irregular e selecione Recortar.
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  • Selecione a Pasta Pessoas Confiáveis, clique com o botão direito e selecione Colar.
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Como verificar se o plugin Web Signer está instalado e habilitado no navegador?

Web Signer é um plug-in nativo para os navegadores, ele possibilita utilizar o seu certificado digital para identificação e assinatura dos documentos no sistema e-SAJ. Você pode se identificar, ou seja, fazer o login no Portal e-SAJ utilizando o seu certificado digital por meio do Web Signer.

Um dos erros mais frequentes ao acessar o portal e-SAJ ocorre em função da falta da instalação do Web Signer.

1. No navegador de internet, clique em Extensões (ícone de quebra-cabeça) > Web Signer.

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2. Clique em Configurações (ícone de engrenagem) > Cripto Dispositivos e ative todas as opções.

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 AtençãoNo Mac há apenas 2 opções para habilitar. No Windows, há 3 opções para habilitar.

3. Clique na aba Meus Certificados e veja se é solicitada a senha do certificado digital válido.

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Como instalar o plugin Web Signer do e-SAJ?

Para dúvidas sobre a instalação do plugin Web Signerclique aqui.

Como Solucionar Problemas com o Certificado Digital no Portal e-SAJ no Mac OS

Para acessar o passo a passoclique aqui.

Finalização: Limpeza do Navegador e Teste

Após verificar e corrigir todos os itenslimpe o histórico do navegador (saiba mais clicando aqui) e realize um novo teste.

Se o problema persistir, sugerimos contatar a empresa responsável pela emissão do seu certificado digital.

 Atençãosenha do certificado digital é pessoal e intransferível; nunca forneça a senha do cartão para terceiros.
✎ Observação
certificado digital pode apresentar outros erros como: Pin bloqueado Token ausente Leitora não liga Mal contato Para esses casos, entre em contato com o suporte do seu certificado digital.

Importante!
Você está recebendo orientações de conclusão de seu chamado, caso o erro persista poderá rejeitá-lo, e para isso é importante que informe o motivo do rejeite do chamado no campo disponível abaixo, antes de clicar no botão rejeitar.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte Acesse nossos outros canais de atendimento: Portal WebChatbot e Aplicação Mobile. Sua opinião é muito importante para nós! Participe da nossa pesquisa de satisfação. O link para participar é encaminhado por e-mail após o recebimento da solução dada a sua solicitação.