A importância dos filtros em motores

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Um dos motivos de desgaste dos motores a combustão são os particulados (sujeira) indesejados no sistema de admissão. Velho conhecido da química, a combustão necessita de 3 itens para ocorrer: combustível (gasolina/diesel), comburente (ar) e ignição (vela), no caso de motores de veículos leves, movidos a gasolina ou etanol, o ar se mistura com o combustível pulverizado na câmara dos pistões (câmara de combustão) e por incentivo de uma fagulha elétrica, gerada pela vela, resulta a explosão. No caso dos motores de veículos pesados, movidos a óleo diesel, o ar adentra à câmara de combustão a alta temperatura e pressão, o combustível é injetado logo após, em alta velocidade, provocando combustão espontânea. Nos dois tipos de motores a combustão foi possível identificar pelo menos um produto em comum, o ar. Como é perceptível o motor admite o ar do exterior e muitos veículos trafegam boa parte de seu tempo em estradas de terra, portanto imprescindível sua filtragem, pois do contrário a presença de particulados indesejados em contato com o metal, alta temperatura, pressão e fricção provocarão considerável desgaste e outras consequências.

Basta andar em um terreno arenoso onde sopra muito vento para observar como a areia submete qualquer objeto à corrosão. O mesmo pode acontecer ao motor se entrar poeira na mistura do óleo-combustível e ar. O pó de pedra ou a sujeira corrói o metal da parede do cilindro, os anéis e a saia até o pistão perder a capacidade de vedação (Fig. 8-17). Em vez de aplicar-se ao topo do pistão a potência de combustão dispersa-se pelos anéis. Em vez de criar um forte vácuo do cárter no curso ascendente, o pistão falha e não consegue transmitir uma boa carga ao cárter (Fig. 8-18). O arranque do motor se torna cada vez mais difícil, produzindo uma potência cada vez mais fraca (Fig. 8-19).

(LEAR, 2004)

Fonte:

LEAR, George. MOSHER, Lynn S. MANUAL COMPLETO DA MOTO. São Paulo: 2004, Hemus. 428 p.